É importante levar em consideração diversos tipos de regras e orientações na hora de criar um bom currículo vitae. Afinal, é necessário elaborar um currículo que consiga chamar atenção do recrutador. E que te faça destacar dos demais candidatos para vaga de emprego. Embora pareça algo simples, a tarefa de elaborar um bom currículo que deixe suas qualidades, habilidades e experiencias profissionais em destaque pode ser algo bem complicado.
Então, logo de início, antes de começar a criar seu currículo você deve realizar um momento de reflexão. Contudo, existem algumas dicas que são essenciais na hora de elaborar um bom documento de currículo.
Como criar um ótimo Currículo Vitae?
1-Tenha cautela quando aos dados para contato
Ainda que pareça brincadeira, existem muitas pessoas que ao criar seus documentos de currículo não colocam os dados para contato. Assim, por mais que seus documentos evidenciem suas competências e habilidades eles se tornam incomunicáveis para marcar uma entrevista. Como resultado, esses candidatos são eliminados dos processos seletivos para uma vaga apenas por não colocarem os dados para contato em seus currículos.
Dessa maneira, nossa primeira dica é que tenha cautela e informe todos os dados necessários para contato em seu currículo. Por exemplo, número de celular, telefone de contato, e e-mail. Vale lembrar que devem ser evitados os e-mails pessoais, ainda mais com apelidos. Todos os dados de contato devem ser colocados no topo do seu currículo vitae junto com seu nome completo, idade, estado civil e endereço atualizado.
2- Seja direto!
Logo no inicio do seu documento de currículo vitae, é necessário que deixe evidente para qual vaga está concorrendo e a área de atuação que interessa a sua carreira profissional. Assim, nessa hora é importante que não mencione mais de uma vaga ou área de interesse na atuação junto a empresa. Isso porque, esses dados podem acabam transmitindo ao recrutador uma imagem de profissional sem foco para trabalho.
3- Selecione apenas o necessário para seu currículo
Os recrutadores tem cerca de 45 segundos para realizar uma rápida avaliação do currículo de um candidato para o processo seletivo de uma vaga de emprego. Então, é fundamental que o candidato seja seletivo na hora de escolher os dados que serão colocados sobre sua carreira profissional no currículo.
Uma boa dica é usar os pontos fortes que consigam te destacar rapidamente dos demais candidatos aos olhos dos recrutadores. Por exemplo, caso esteja de candidatando para uma vaga de emprego de assistente administrativo. Não existe a necessidade de mencionar suas experiências em lidar com impressoras e anotações.
Além disso, ainda que tenha mais de vinte anos de experiências profissionais. Não é necessário colocar as experiências que fazem parte do seu primeiro emprego. Coloque suas experiências profissionais compatíveis com a vaga.
4-Faça uma boa apresentação
Certamente o conteúdo principal do seu currículo pode ser capaz de evidenciar mais seus pontos positivos. No entanto, realizar uma boa apresentação pode acrescentar ainda mais pontos relevantes aos olhos dos recrutadores. Segundo especialistas em recrutamento de profissionais. Uma boa apresentação, direta e organizada é capaz de transmitir competências profissionais de um candidato. Vale lembrar, que seu currículo impresso deve ter formatos A4, e que nenhuma hipótese use xerox desse documento.
5- Procure facilitar a leitura do recrutador
Grande parte dos recrutadores de currículos dentro de uma empresa para seleção de candidatos para uma vaga já passou dos 40 anos de idade. Desse modo, naturalmente eles possam ter certas limitações e algumas dificuldades quanto a leitura por longos períodos.
Assim, nossa dica é que você busque facilitar esse processo para ganhar créditos com o seu recrutador. Uma boa alternativa, é que você use letras na cor preta e com tamanhos e formatos que facilitem a leitura. Também deve evitar fontes de letras muito rebuscadas que dificultem o recrutador.
Além disso, você pode configurar o seu editor de texto para que haja um espaço entre as linhas. Fazendo com que o conteúdo do seu currículo esteja ainda mais legível. Por fim, não deixe de agrupar os conteúdos do seu currículo vitae em blocos distintos. Por exemplo, experiências profissionais, formação acadêmica, atividades e cursos, experiências extra curricular ares e assim por diante.
6-Atenção ao uso gramatical
Sem dúvidas, é sempre importante deixar claro que você deve ter atenção conta uso gramatical do português neste documento. Então, evite usar abreviações, gírias e erros na escrita no seu documento de currículo vitae. Use o corretor para que não tenha nenhum erro ortográfico em seu currículo. Também, você pode pedir ajuda de um familiar ou conhecido que revise o seu documento. Quando você eu concluir para se certificar ainda mais de que nenhum dos dados estão com erros de português.
7-Dados de pretensão salarial
Muitos candidatos, acabam errando enormemente mencionar dados de pretensão salarial em seu documento de currículo. Deixe claro sua pretensão salarial no momento da entrevista. Em um momento que seja considerado mais oportuno para esclarecimentos.
Afinal, evite colocar valores de salários empregos anteriores quando for descrever a suas experiências profissionais.
Por fim, um currículo bem elaborado é muito importante em uma seleção.